Como está o passado da Avenida Paulista?

IGOR SEIJI REZENDE UTSUMI

Tema: Cultura

Viés: Passado histórico

1) Quero propor uma reportagem que debata de que forma a memória e o passado da Avenida Paulista são tratados atualmente.

2) Proponho esta pauta com base em uma percepção individual: por estudar na Avenida Paulista, pude caminhar e observar alguns casarões que estão na própria via, como o que abriga um banco Santander. Por curiosidade, vi que o Estado já havia abordado esses casarões, indicando quando foram construídos, etc. O site “Paulista 900” também tem uma abordagem semelhante.

3) Minha maior curiosidade é saber, realmente, o que está sendo feito para conservar esses casarões (ou outros edíficios históricos) e, de certa forma, o passado da avenida. Gostaria de ouvir opiniões divergentes a respeito do modo como foi feita a modernização da Paulista; se há projetos de tombamento/restauração em andamento; se hoje a Avenida Paulista está bem conservada.

4) Minha pergunta aberta seria: “Que elementos da Avenida Paulista te ajudam a lembrar do passado?”

5) Possíveis fontes seriam pessoas ligadas a órgãos de conservação, como o IPHAN, o Conpresp e a ONG Preserva São Paulo; pessoas ligadas ao mercado imobiliário ou a construtoras, como a Even; e se possível, proprietários (ou ex-proprietários) dos imóveis considerados históricos ou mais antigos.

6) Acredito que a pauta é especial porque buscaria atualizar os leitores quanto à real conservação dos edifícios históricos. Penso que pode levar a uma discussão como “o que estamos fazendo para conservar nosso passado?”, além de buscar ouvir os dois lados: tanto os “conservadores” quanto os “modernizadores”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s