O caos no trânsito de São Paulo

1)   Gostaria de propor uma reportagem temática sobre a questão do trânsito na cidade de São Paulo e entender de que modo ele tem afetado a vida daqueles que todos os dias necessitam se locomover para trabalhar, estudar, etc.

2)  O trânsito na maior cidade do país nunca foi tranquilo. No entanto, houve uma piora bastante considerável nos últimos anos. De tempos em tempos escutamos nos noticiários que a cidade bateu seu recorde de congestionamento. Minha família, por exemplo, gastava cerca de quinze minutos de minha casa até a estação de metrô mais próxima há uns cinco anos atrás. Hoje para chegar até lá gastamos, em média, cinquenta minutos.

3)  Tenho muita curiosidade de saber quais são os reais motivos que levaram ao aumento tão significativo do trânsito na cidade de São Paulo. Foi por causa da redução no IPI dos carros durante a crise de 2008? O padrão de vida do brasileiro aumentou tanto assim para que hoje ele seja capaz de comprar e manter um veículo? O transporte público não é dos mais eficientes. Mas o paulistano deixaria o carro em casa se ele fosse melhor? Quanto tempo por dia perdemos nos congestionamentos?

4)  Por que o trânsito de São Paulo piorou tanto nos últimos anos e o que podemos fazer para melhorá-lo?

5)  As fontes para tratar desse assunto podem ser: Especialistas em mobilidade urbana, órgãos como a CET que está diretamente ligada com o assunto, a Rede Nossa São Paulo e, se possível, a secretaria de transportes a fim de saber o que está sendo feito para desafogar o trânsito e aprimorar os transportes públicos.

6)   Acredito que o que há de especial na reportagem seja o fato de o assunto afetar diretamente todos que vivem em São Paulo. Pelo menos alguma vez na vida todos devem ter se perguntando: “Por que o trânsito daqui é tão ruim?”. No entanto, nem todos vão atrás da resposta. O objetivo da reportagem é justamente sanar essa dúvida.

Tema: Cidades

Viés: Trânsito

Foco: Congestionamentos em São Paulo

Stella Borges                            

Anúncios

Um pensamento sobre “O caos no trânsito de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s