Você sabe o que é o anexo Masp-Vivo?

Minha proposta inicial era fazer uma reportagem sobre o Masp. Durante as minhas pesquisas, encontrei algumas informações sobre o anexo Masp-Vivo e fiquei curiosa. O projeto, que ainda está em desenvolvimento, é de construir uma extensão do museu. Neste anexo seria ministrada uma escola de artes.

Num primeiro momento, pensei em fazer uma reportagem sobre o atraso das obras: o prédio Dumont-Adams foi dado ao Masp pela Vivo em 2005 e a construção era para ter ficado pronta em fevereiro do ano passado. Logo percebi que seria impraticável abordar um assunto de tanta complexidade em um espaço tão curto de tempo. Além disso, me deparei com um fator interessante: toda vez que comentava com alguém – fosse um colega ou um familiar – sobre o tema que havia escolhido para minha reportagem, recebia de volta a seguinte pergunta: “Mas o que é o Masp-Vivo?”.

Fiquei intrigada com isso, já que até pouco tempo atrás eu também não sabia e mesmo atualmente, ainda pouco sei. Mesmo após inúmeras pesquisas, a quantidade de informações que encontrei em torno do intuito do anexo e de seu andamento são escassas. Por que os possíveis usuários tão pouco ou nada sabem sobre o Masp-Vivo?

Proponho-me a ir a fundo e descobrir o que de fato é o Masp-Vivo. Quais são as suas propostas, metas e os porquês de ainda se manter uma incógnita, mesmo com uma inauguração próxima.

Para a reportagem, vejo como possíveis fontes: acadêmicos que tenham como foco o meio artístico (possivelmente pessoas que escreveram teses a respeito), funcionários do Masp, idealizadores do anexo e frequentadores do museu.

 

Deixe um comentário

