Motoristas de metrô

Foco: Motoristas de metrô
Tema: Cotidiano
Viés: Mobilidade Urbana

1. Quero propor uma reportagem sobre os motoristas que conduzem os metrôs na cidade de São Paulo
2. O metrô é, talvez, o meio de transporte público mais utilizado em São Paulo. Com exceção dos trens da linha amarela – que são automáticos – todos são conduzidos por um motorista que se comunica com os passageiros apenas para fornecer explicações sobre as dificuldades enfrentadas no dia (como objetos caidos na pista, ou reformas realizadas nas linhas).
3. Como nunca vi nenhum anúncio em auto-escola sobre aulas específicas para motoristas que conduzem metrô, me pergunto se eles tem de enfrentar algum curso preparatório diferente, se é possível se tornar motorista apenas com a CNH ou se eles possuem alguma licença especial. Quais exigências tem de enfrentar para poder conduzir os trens, como grau de escolaridade, ou experiências anteriores conduzindo outros transportes públicos. Também tenho curiosidade em saber se são feitos exames e se, sim, como são feitos: se em lugares abandonados ou nos próprios trilhos do metrô pela madrugada – que é quando não estão em funcionamento.
4. Qual a trajetória realizada para chegar ao posto de “motorista de metrô”?
5. Funcionários do metrô, professores de direção, técnicos operacionais dos trens, motoristas do metrô, RH’s responsáveis por contratar os funcionários do metrô.
6. Os motoristas de metrô,diferentemente dos motoristas de ônibus, não tem contato direto com seus passageiros e, portanto, parecem invisíveis no cotidiano paulistano. A matéria propõe dar visibilidade a esses trabalhadores praticamente anônimos que nos conduzem diariamente.

Anúncios

Um pensamento sobre “Motoristas de metrô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s