Novas construções

1. Quero propor uma reportagem temática sobre a construção de um novo shopping na Avenida Paulista x Pamplona.

2. Estou propondo-a baseada na visão que tenho da janela do meu trabalho e, também, da visão dos demais pedestres para o que se esconde atrás do grande mural colorido. Alguns sabem que lá será um novo shopping na cidade e levantarei a questão da construção de mais um centro de compras e mais um prédio na Avenida Paulista.

3. Tenho curiosidade em descobrir em que mudaria o cotidiano dos pedestres quando o shopping ficar pronto. Pergunto-me quem idealizou esse projeto e qual diferença faria se nos arredores da Avenida que é o coração comercial de São Paulo, já temos três shoppings, e no que mudaria a construção de mais um.

4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, seria: Qual a importância e qual diferença mais um shopping/edifício faria em uma avenida como a Paulista?

5. Que fontes que poderiam me auxiliar no processo de realização dessa pauta seriam:

– Primeiramente procurar pelo arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto e perguntar de onde veio a ideia, porque é importante, qual diferença faria, como está sendo a construção e para eles, qual a importância de construir mais um edifício nessa avenida que já é repleta deles – qual seria o diferencial dessa construção.

– Embate da mão de obra – como os “peões” de obra, como os homens que trabalham diariamente na construção de prédio sentem-se construindo um prédio na Paulista? Se eles sentem-se fazendo parte da história de São Paulo, se para eles é diferente. Como eles sentem-se colocando realmente a “mão na massa” para trazer esse projeto para a realidade.

– O que as pessoas de fora pensam sobre essa construção (o que os pedestres que passam em frente, moradores dos arredores, executivos e trabalhadores que estão aqui diariamente pensam – se enxergam essa construção como algo positivo que fará a diferença no dia a dia, se são a favor ou contra. Recolher o maior número de opiniões para mostrar para os leitores).

6. Acho que a minha reportagem especial conseguirá chamar a atenção dos leitores, pois consigo mostrar uma coisa que está acontecendo no momento. Para muitos pode passar despercebido, mas diariamente enquanto caminhava até a estação do metrô Trianon masp, me perguntava o que estaria escondido atrás daqueles painéis coloridos. Conseguirei traçar um perfil econômico da cidade para os leitores, além de um perfil histórico também (história da Avenida Paulista, antes de começar a construção do shopping era a mansão Matarazzo). É um assunto que particularmente chama minha atenção, e acho que como leitor, gostaria de encontrar uma matéria como essa. Depois que passei a trabalhar em um prédio ao lado da construção e que passei a observar os homens que constroem diariamente, também fiquei curiosa para pensar como é tudo isso a partir da visão deles.

Um pensamento sobre “Novas construções

  1. Pauta decorrente de observação atenta ao que está acontecendo no seu caminho. Isso é muito bom. Fique sempre atenta ao que “acontece debaixo do seu nariz”. Cuidado apenas com o seguinte: evite fazer um “apanhadão” de vozes diversas (peões, pedestres, construtores, etc.). Diversidade é legal, mas quando trabalhada em excesso, pode resultar em matéria meramente declaratória-informativa, sem reflexão/interpretação. O seu tema é (parece ser) Economia; o viês é Cultura; e o foco: um novo shopping.

Deixe um comentário

