Adoção Internacional Brasil/Itália

1 – Meu plano é fazer uma matéria sobre adoção internacional.

2 – Me baseio no fato de ter conhecido, brevemente, casais estrangeiros – especificamente, italianos – que vieram ao Brasil para adotar crianças.

3 – Dentro da matéria, gostaria de explorar os três lados do processo:

– Quanto aos casais: me questiono do porquê deles não adotarem crianças na Itália e do porquê de escolherem o Brasil, entre tantos países, para fazê-lo. Também gostaria de saber como são organizadas as viagens desses casais para cá, como ocorre a escolha das crianças que serão adotadas e, posteriormente, como se dá a volta para a Itália.

– Quanto às crianças adotadas: gostaria de saber como elas encaram a notícia de que serão adotadas; qual o tempo de adaptação dela(s) aos casais; qual a média de idade da(s) criança(s); quais são seus maiores medos e suas maiores expectativas.

– Quanto à adoção em si: quantas pessoas estão envolvidas; quanto tempo demora e quanto custa, em média, todo o processo; quais as maiores dificuldades e as questões burocráticas; qual o percentual de adoções realizadas com sucesso, entre outras perguntas.

4 – Se minha matéria fosse começar com uma pergunta, seria: “por que o Brasil?”

5 – Conversarei com casais que estão no Brasil para adotar crianças e com casais que já realizaram todo o processo e voltaram para a Itália com a(s) criança(s) adotadas. Quero saber como se deu cada adoção, quais as motivações dos casais, como é a vida da família, como a(s) criança(s) se adaptaram na Itália, se as famílias pretendem voltar ao Brasil por lazer, entre outros.

6 – Acho que é especial porque trata de crianças que foram abandonadas ou que foram tiradas de casa para adoção, por seus pais estarem envolvidos com drogas e/ou bebidas alcoólicas e por terem histórico de agressões.

Foco: Adoção Internacional

Tema: Cidadania/direitos

Viés: Casais italianos adotando crianças brasileiras

Anúncios

Um pensamento sobre “Adoção Internacional Brasil/Itália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s