Corpo e imagem

1. Quero propor a seguinte reportagem temática: investigar as diferenças entre mulheres e homens na relação com as imagens e modelos produzidos pela mídia para cada gênero, buscando compreender a origem destas divergências.

2. Estou propondo-a com base nos seguintes fatos e/ou percepções: é muito comum encontrarmos em bancas de jornais um espaço orientado para as mulheres, no qual os produtos são, majoritariamente, revistas que exibem modelos e atrizes com corpos esculturais. Os homens, pelo contrário, não costumam consumir este tipo de publicação, dando preferência às revistas que tratam de seus hobbies.

3. O que eu tenho muita curiosidade de saber? Gostaria de saber por que as mulheres estão mais suscetíveis às imagens de modelos, se há algo que as torna escravas de um ideal físico. Estariam os homens imunes a este modelo? Seria por essa razão que o consumo de revistas de beleza masculinas é menor?

4. Como homens e mulheres se relacionam com a imagem de seu corpo?

5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a repondê-la? Entrevistaria consumidores de revistas de beleza voltadas ao público feminino e masculino em bancas de jornal, bem como editores destes gêneros de publicação, consultaria um especialista em psicologia, buscaria por teses científicas acerca do tema.

6. O que acho que há de especial nesta minha proposta? Esta pauta pode gerar um texto cuja conclusão permita às leitoras compreender melhor sua relação com o corpo e com a imagem que têm de si, podendo até mesmo tirar algum proveito da relação masculina com o corpo.

7. Qual o foco? A diferença entre os gêneros na relação com o corpo e sua imagem.

8. Qual o tema? Comportamento.

9. Qual o viés? Diferença entre gêneros.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Corpo e imagem

  1. Uma pauta de fundo bastante intelectual e, por isso, instigante. Tenha em mente que não é tão simples “Entrevistar consumidores de revistas de beleza voltadas ao público feminino e masculino em bancas de jornal, bem como editores destes gêneros de publicação”. Pode parecer fácil, mas é difícil obter ideias interessantes em flagrantes dados nas bancas de jornais. Acho que a sua reportagem se resolverá bem com 3 especialistas da área de Humanas que trabalhem com esse assunto. Pense assim: o tema é cultura; o viés é estética; o foco/pauta é “como homens e mulheres constroem suas (auto)imagens. Avante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s