Estagiar(io) vale a pena?

Foco: A profissão de estagiário.

Tema: Economia/ educação.

Viés: Mercado de trabalho para universitários.

1 – São Paulo é um polo universitário, portanto, abriga muitos estudantes. As empresas, vendo nisso uma grande oportunidade de negócio, oferecem muitas vagas de estágio. Pensando nisso, proponho uma reportagem especial que aborde as vantagens desse cargo para os empregadores e empregados, e o perfil daqueles que o ocupam.

2 – Como estagiário, fico impressionado com o fato de quão vantajoso é para uma empresa ter muitas pessoas nesse cargo – salários relativamente baixos, produtividade semelhante a dos efetivos, entre outros aspectos. Algo que me impressiona também é a postura – imatura, irresponsável – que alguns estagiários assumem frente à responsabilidade. No fim, cria-se um dilema.

3 – Tenho muita curiosidade em saber qual a relação entre empresa e estagiário – a visão de um sobre o outro -, qual o perfil destes jovens trabalhadores e qual o panorama dessa classe no Brasil.

4 – Estagiar(io) vale a pena?

5 – Para responder às minhas perguntas, contarei com a ajuda de economistas, empresários, gestores de RH e os próprios estagiários. Em outras palavras, com aqueles que têm contato direto com a profissão e o profissional.

6 – Esta pauta é especial por abordar um assunto pouco tratado nos meios de comunicação, porém tão presente na vida de milhares de brasileiros. Por mostrar diferentes olhares e perspectivas sobre o cargo de estagiário.

Anúncios

Um pensamento sobre “Estagiar(io) vale a pena?

  1. Pauta excelente. O prroblema é sério e remete à velha questão da exploração capitalista da mão-de-obra barata. Transmitir um entendimento sobre essa questão é fundamental. Persiga uma reportagem interpretativa (debate de ideias) e procure apresentar exemplos de como isso funciona em outros países (desenvolvidos e emergentes). Avante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s