Música x Ruídos de cidade grande

1. Quero propor uma reportagem temática na qual músicos de rua sejam ouvidos e tenham espaço para expor o motivo que os leva a fazer o que fazem. Como é a sensação de fazer algo que requer atenção, algo que destoa tanto de uma cidade onde tempo é dinheiro.

2. Andando pela Av. Paulista, vemos vários tipos de músicos tocando no meio da calçada: há quem toque violão, sax, gaita… No entanto, a arte deles é encoberta pelo ruído dos carros e pela pressa do dia a dia, que se misturam à indiferença da maioria: muitos dos passantes sequer se dão ao trabalho de virar o rosto para olhar o músico e ver quem ousa dissonar da sinfonia de buzinas e da dança de passos apressados. Esses artistas de rua são ouvidos, mas passam despercebidos ou são ignorados.

3. Tenho curiosidade de saber o real motivo que os leva a tocar para multidões que não estão interessadas. Tocar na rua é uma profissão, um “bico”, lazer, ou simplesmente um trabalho de abstração do sistema capitalista?

4. Você não se sente mal por ser ignorado por tantos pedestres?

5. Para responder à questão 4, as fontes principais são, obviamente, os músicos de rua. No entanto, os transeuntes que passam como se nada disso fosse interessante ou novo também devem ser ouvidos, para explicar o desinteresse, mesmo que a resposta seja “estou com pressa”.

6. Essa reportagem mostraria o lado B de uma metrópole como São Paulo. Que alguns atos fogem do comum, todos sabem; no entanto, as intenções e aspirações desses músicos são desconhecidas. O foco não está no ato, e sim no que está por trás dele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s