O SUS em coma

1. Quero propor uma reportagem temática sobre a administração dos prontos-socorros do centro de São Paulo.
2. Há um ano utilizo o sistema público de saúde da cidade de São Paulo, e tive a oportunidade de experimentar/presenciar situações de descaso para com o cidadão como usuário assim como contribuinte.

3. Tenho curiosidade em saber o custo real e o custo declarado da construção do AMA da Sé durante o governo Kassab, a falta de diversos exames básicos na instituição, as carências estruturais, o processo de compra e liberação de equipamentos e medicamentos pela SMS. O processo de aprovação de compra de equipamentos e a administração do dinheiro público voltado para a saúde.
4. Se fosse começar tudo por uma pergunta bem aberta, qual pergunta eu me faria? Perguntaria para o responsável administrativo da SMS se ele já presenciou um senhor de mais de 80 anos chorando porque não agüentava mais ficar sentado num corredor de hospital numa cadeira de rodas, por falta de leitos, sendo que na entrada de tal instituição encontram-se paradas há dois meses 19 macas hospitalares, novas e em desuso por questões burocráticas?
5. Que fontes (obras e pessoas) poderiam me ajudar a respondê-la? A administradora do PSBF, o médico que me atendeu no AMA da Sé, algum responsável administrativo da SMS.
6. O que acho que há de especial nesta minha proposta? Vivemos num país em que o cidadão evita usufruir de seu direito à saúde devido à degradação do SUS causado pela corrupção político-administrativa e potencializada pelo lobby da saúde privada. Com um mínimo de cobrança e custodia sobre a administração do dinheiro público destinado a este setor, poderíamos reverter um quadro de descaso a este sistema social e torná-lo de qualidade.

Tema: Sociedade

Viés: Saúde

Foco: SUS

Um pensamento sobre “O SUS em coma

Deixe um comentário

