Perfilando Cássio Scapin

Pretendo realizar um perfil do ator Cássio Scapin, pois, a meu ver, ele se destaca dos demais pela pluralidade encontrada em sua produção artística. Cássio atuou tanto na televisão, onde desenvolveu sua maior obra, o personagem Nino, de Castelo Rá-tim-bum, tendo também participado de minisséries e novelas da Globo e da Record, quanto no teatro, como nas peças “O Libertino” e “As Pontes de Madison”. O ator destoa pela capacidade de interpretação de personagens diversos, ligados ao gênero infantil, ao melodrama das telenovelas e à comédia e ao drama do teatro.

Diversos são os pontos que desejo abordar sobre Cássio, a fim de tentar trazer ao leitor os instrumentos que o torne capaz de criar suas próprias compreensões e impressões sobre o perfilado. Entretanto, gostaria de insistir na questão da multiplicidade, característica que considero essencial neste personagem. Sem reconstituições de obras da biografia do artista, mas a investigação e a tentativa de entendimento das singularidades e vivências do ator que o permitiram desenvolver tal flexibilidade para desempenhar papéis tão distintos.

Aproveitando a experiência de Cássio no campo artístico e midiático, pretendo explorar questões relacionadas ao cotidiano do artista nestes meios, buscando saber do perfilado suas impressões sobre a televisão brasileira, estatal e privada, bem como as adversidades presentes no dia a dia de quem vivencia o teatro.

Acredito na relevância do perfil de um sujeito conhecido por muitos porque, ao dizer que conhecemos um artista, nos referimos a apenas um lado de sua personalidade. O todo seria impossível apreender, mas pelo menos uma grande parte dele podemos tentar decifrar por meio do perfil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s