Perfil – Valmir Salaro

Aos domingos à noite, quando estava assistindo ao Fantástico com a família, sua voz e seu rosto me eram conhecidos, diferentemente de seu nome. O que interessava era saber as novidades sobre determinado caso policial; talvez uma notícia ainda mais polêmica. A velha curiosidade sádica humana.
Cresci, passei na faculdade, mudei de cidade, comecei a estagiar e, consequentemente, o clássico programa das noites de domingo ficou para trás. Já não havia mais tempo e interesse para isso. Concomitantemente, aquele conhecido rosto das reportagens policiais acabou desaparecendo da minha mente. Até que, em um recente debate promovido na Cásper, eis que ele aparece como um dos convidados. Na lista de nomes estava lá, Valmir Salaro.
Jornalista policial do Fantástico há mais de 20 anos, ele se destaca por cobrir intimamente casos importantes do Brasil, como o da Isabella Nardoni, o da Eloá Pimentel e o da Suzane Von Richthofen. Suas reportagens ajudam o público a formar uma opinião, tendo por isso grande responsabilidade. Curiosamente, ele afirma que, se pudesse voltar atrás, faria tudo diferente e não seria repórter policial. Na trajetória, um arrependimento: ter condenado as pessoas erradas no caso da Escola Base, mudando suas vidas para pior.
Por esses e outros motivos é que escolhi fazer o perfil desse jornalista. Apesar de gostar do jornalismo, o que me chama atenção é o discurso arrependido de Salaro sobre sua trajetória policial. Ainda, lidar com os riscos diários da profissão tendo uma família não é tarefa fácil. Com um perfil, portanto, poderei conhecer intimamente a vida daquele que lida com a violência diariamente, saber seus receios, suas formas de agir frente o perigo, seu relacionamento com o mundo fora das câmeras. Apesar de global e conhecido, acredito que poucos realmente conhecem Valmir Salaro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s