Seu Toninho

O que diferencia um indivíduo no meio de uma multidão? O que faz com que paremos cinco minutos numa uma rotina pesada, realidade da maioria dos paulistanos, para observar uma pessoa?

São essas as perguntas que me fiz ao definir a escolha da pessoa que gostaria de perfilar, de ouvir um pouco mais de sua história, o que ela quiser contar, de descrever seus gestos e trejeitos, de escutar a voz que irá narrar uma vida inteira ou somente o que lhe for conveniente.

Bom, foi em uma de minhas andanças pela cidade de São Paulo, mais especificamente no coração dela, o centro, que um senhor me encontrou. Eu estava fotografando a esmo sem a menor pretensão, mas tinha em mãos uma câmera analógica. Foi  isso que o aproximou de mim. Esse senhor, o Seu Toninho, é conhecido e querido na Praça da República, mais precisamente na feira de artesanatos. Está lá todos os domingos, faça chuva ou sol, com sua câmera também analógica.

O que eu sei é pouco, mas é justamente por esse motivo que gostaria de ter a oportunidade de conhecer quem é o Seu Toninho, fotógrafo há mais de 50 anos da mesma cidade. Daqui nunca saiu. É marido dedicado de uma esposa que hoje custa a lembrar quem  ele é . Os olhos dele brilham ao falar das fotos que faz, da arte da revelação que diz não dominar, da mulher que foi sua única paixão, dos amigos da praça, da vida.

Além de todas essas paixões, que eu compartilho com Seu Toninho, me interesso pelo o que ele pode contar em relação à transformação que a cidade de São Paulo sofreu ao longo desses 50 anos, como a paisagem urbana foi se alterando e se transformando – das casas à cidade vertical, um mar de edifícios. Qual é a anatomia da relação fotógrafo, cidadão e observador? Aparentemente é uma pessoa um tanto quanto simples, talvez óbvia. Mas, pessoalmente, numa época de tanto rebuscamento, eu prefiro o simples. Sinto falta dos clichês.

 

Deixe um comentário

