Tutorial: usando o wordpress

Muita gente acha o WordPress difícil, mas eu juro que ele não morde! Além de ser a melhor plataforma para blogs, é bem simples e intuitivo. Vamos lá: todo mundo já teve ou ainda tem um blog, não? Então vai estar habituado a muitas das funções que existem aqui. O painel cheio de opções e funções pode até assustar, mas com o tempo você pega o jeito. [ clique nas imagens para ampliá-las 🙂 ]

O primeiro passo é o login. Sei que pode parecer meio ridículo falar isso, mas já que estou fazendo o tutorial, me sinto na obrigação de explicar tudo detalhadamente. Você vai entrar no site do WordPress.com (não confundir com o WordPress.org) e digitar os dados do login no campo indicado.

Vai abrir a página inicial, onde aparecem os posts mais recentes (por ordem descrescente) e algumas outras informações. Clique em My Blogs. Nessa página é possível configurar todos os blogs que você possui com a conta, mas para acessar o painel completo do wordpress, você deve clicar em Blog Admin.

tutorial001tutorial002tutorial003

Mas existe também um caminho mais direto para o painel (que eu prefiro). Tudo que você precisa fazer é entrar no link do seu blog usando /wp-admin no final da url e vai abrir uma página simples de login.

tutorial004

Tanto faz o caminho que você utilizar, ambos dão na Dashboard do blog. Tá-dáa:

tutorial005

Dá pra perceber que tem muitas informações, não? Mas é bem fácil notar o que é essencial ou não. Sempre que tiver atualizações ou mensagens do sistema, vão com aquele fundo amarelo. No caso, eu deixei a mensagem inicial de boas-vindas já que ela contém um vídeo tutorial de como utilizar o WordPress. Recomendo que vocês vejam se ainda restarem dúvidas ou para quem quiser “fuçar” mais.

Logo abaixo temos os dados mais relevantes do blog: quantos posts, comentários, categorias. Dá pra ver inclusive quantos foram os comentários banidos, aprovados, spam e etc. Até aí, ok. Mas você quer mesmo saber como postar, certo? Só usar o menu a sua esquerda, e clicar em Posts. Você pode também pousar o mouse sobre o link e vai abrir um menu flutuante com as opções (ver todos os posts, fazer umnovo post, categorias, etc). Clicando no link, abre direto para a página All posts e você pode visualizar todos os posts – tanto os já publicados quanto rascunhos.

tutorial006

Clique em Add New e pronto, vai abrir uma página em branco para postagem~

tutorial007

Como vocês podem perceber, o WordPress é cheio de recursos. É possível ilustrar o post com imagens e vídeos, apenas clicando em Add Media. Do lado direito, ficam os comandos de publicação: ele vai salvando seu post automaticamente como rascunho conforme você escreve, mas você sempre pode clicar lá em Save Draft também. Assim que terminar, só clicar em Publish e pronto. Lembrando que você sempre pode voltar e editar seu post novamente.

Já fez seu post mas não pode postar no dia da entrega? Agende! É muito simples. Está vendo onde tem um ícone de calendário e diz Publish Immediately? Clica em Edit e agende sua postagem. Ela vai automaticamente ao ar conforme o dia/hora que você programar.

IMPORTANTE: Nunca deixe de colocar categoria do post. Ela é a sua identificação aqui neste blog. Como vocês podem ver, foi criada uma categoria para cada um de nós, para facilitar a vida do professor (que pode clicar no link e pode visualizar todos os textos escritos pelo fulano).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s